PSICOPEDAGOGIA, O QUE É ISSO?

É comum ocorrerem dificuldades para identificar o trabalho específico e a atuação de um profissional da Psicopedagogia. Isto acontece porque na palavra Psicopedagogia aparece tanto a palavra psicologia quanto pedagogia. Muitos ainda têm dúvidas sobre a atuação do psicopedagogo e sobre seu trabalho na educação, saúde, ação social, ação clínica e institucional, assim como em organizações escolares ou não.

A Psicopedagogia se constitui num campo do conhecimento específico em educação e saúde, direcionado para a compreensão dos mecanismos cerebrais que processam a aprendizagem.

O psicopedagogo é um profissional preparado para atender crianças, adolescentes, adultos e idosos com problemas de aprendizagem, atuando na sua prevenção, no diagnóstico e no tratamento clínico-institucional.

No atendimento clínico de estudantes, o psicopedagogo realiza uma entrevista inicial com os pais ou responsáveis para acertos sobre horários, número de sessões, honorários, importância da frequência e da avaliação mais ampla da realidade familiar. A intenção é ajudá-los a identificar a melhor forma de estudar, organizando, de forma independente, o seu modelo de aprendizagem.

Na avaliação é possível identificar problemas específicos de aprendizagem e outros que poderão demandar a avaliação do psicólogo, do fonoaudiólogo, do neurologista ou de outros profissionais que o caso exija. O tratamento poderá ser feito com o próprio psicopedagogo que fez o diagnóstico ou por outro psicopedagogo.

Durante o tratamento são realizadas diversas atividades com o objetivo de se identificar a melhor forma de aprendizado e o que pode estar prejudicando-o. Assim, com o trabalho do psicopedagogo, o indivíduo adquire maturidade, aprende limites, desenvolve o raciocínio e aprimora sua capacidade de concentração e atenção.


Anelise Caldonazzo Pinheiro
 

Desenvolvido por Sky Brasil